Páginas

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

CRECHE DO RIO CERRO II

        O Vereador Vitório Altair Lazzaris, solicitou uma audiência com o Secretário Municipal de Educação Elson Quil Cardozo para tratar da creche do Rio Cerro II, uma obra esperada há mais de dez anos pelos moradores da região.


Secretário Elson Quil Cardozo recebendo o ofício do
Vereador Vitório Altair Lazzaris



    Na legislatura 2000/2004, Lazzaris fez a solicitação da creche através da indicação 51/2001 e, apesar de haver um terreno doado para a prefeitura, a obra nunca foi realizada.

       Durante a reunião, o Secretário de Educação deixou claro que a creche vai ser construída e que está indo a Brasília em companhia do Prefeito Dieter Janssen para garantir verbas federais para a construção de mais duas creches em Jaraguá do Sul, além das outras seis unidades que já estão em construção. Uma dessas creches a serem inscritas nos programas federais, será a unidade do Rio Cerro II.

    O grande entrave para a construção imediata da creche, é justamente a localização do terreno doado à Prefeitura, pois encontra-se às margens da Rodovia SC-101. Pela legislação atual, não é permitida a construção de escolas e creches às margens de rodovias e avenidas, por colocarem em risco a segurança dos pais e das crianças.

     A segunda opção seria a área de um novo loteamento que está sendo lançado no bairro, pois os proprietários devem reservar um percentual do terreno para utilização pública. Nesse caso, a Prefeitura destinaria a área para a construção da creche.

   Também existe a possibilidade de doação de uma nova área, por moradores ou empresários do Bairro com a finalidade específica de abrigar a instituição. 

    Não se deixou de cogitar a construção da creche no terreno da Escola de Educação Básica João Romário Moreira, mas seria necessário que o Estado de Santa Catarina doasse parte do terreno para a prefeitura, pois a condição básica para liberação de verbas federais, é que o imóvel esteja matriculado em nome do município.

      O Secretário Elson recebeu das mãos do Vereador Vitório Lazzaris, a lista de espera com  mais de 200 nomes de crianças que aguardam a creche, inclusive doze gestantes que necessitarão desse serviço no próximo ano.  Os nomes e as assinaturas foram coletados pelos funcionários do Posto de Saúde do Bairro, Aline, Rosalene e Cesar, com o apoio da Associação dos Moradores do Rio Cerro II.


Secretário de Educação Elson Cardozo entregando
o protocolo do ofício ao Vereador Lazzaris

     A corrida agora é contra o tempo para escolher a área, legalizar o terreno em nome da prefeitura e inscrever a unidade no sistema do governo federal, a tempo de iniciar as obras nos primeiros meses de 2014.

Um comentário: