Páginas

domingo, 5 de agosto de 2012

Associações Artísticas, Culturais e Esportivas

      

  Fundamentais para o desenvolvimento de atividades culturais, sociais e esportivas, as atualmente as entidades dependem de “sobras do orçamento”, da boa vontade ou ainda do interesse político do poder público. Esse quadro precisa mudar.
        É justo que as Associações e Entidades sem fim lucrativos, sejam beneficiadas com recursos orçamentários, criando-se calendários culturais, sociais e esportivos e prevendo recursos, mesmo em ano eleitoral. Isso é possível e totalmente legal, desde que estejam previstos no orçamento das secretarias.
       Tanto a Câmara Municipal quanto as Secretarias, devem fornecer recursos e, quando o município não os possuir, devem disponibilizar meios para que essas organizações busquem recursos estaduais e federais, através dos diversos programas já existentes, orientando e dando todo o suporte necessário para que desenvolvam projetos que possam obter esses benefícios.
        Existe hoje uma certeza dentro da Coligação Nova Jaraguá, no que diz respeito a recursos financeiros. Tem muito recurso disponível nas três esferas governamentais, mas que dependem de projetos sérios, coerentes, bem fundamentados.
        Cabe a nós, oferecermos as ferramentas para que as organizações consigam apresentá-los da maneira correta.
        Cada modalidade de esporte, cada manifestação artística e cultural, os representantes de cada etnia, merecem esse apoio, pois é um direito de todos.
        O investimento feito no esporte, nas artes, na cultura e na folclore das etnias que formam o povo jaraguaense, visando a participação de nossas crianças e jovens, seja integrando-os com seus pais e seus avós, seja desenvolvendo seus dons artísticos, seja oferendo condições para que desenvolvam suas habilidades esportivas, reflete diretamente na queda da criminalidade, no consumo das drogas, na melhoria da saúde da população.
        Além de ser uma demonstração de respeito pelo povo, também pode ser encarado (pelos mais séticos e racionais), como um investimento a médio e longo prazo, na economia de tratamentos de saúde, policiamento, sistemas prisionais, etc.
        As oficinas de arte, as escolinhas das mais diversas modalidades esportivas, as Associações Folclóricas e todos os movimentos sociais que absorvem o tempo das crianças e dos jovens em atividades fora do horário escolar, está auxiliando diretamente na educação e na saúde deles.
         Sobre as Associações Étnicas ou Folclóricas, é importante salientar que conseguem unir as familias, vizinhos, amigos, através das festas anuais, como a Kolonistenfest, por exemplo.
         Basta olhar para as fotos abaixo e ver que as gerações (ao contrário do que ocorre nos grandes centros urbanos), estão lado a lado com o único propósito de manter vivas as tradições.
         
         Eventos como esse, vão muito além de uma festa tradicional. Eles incutem em nossas crianças, os valores morais de seus antepassados. Isso, escola nenhuma, por melhor que seja, consegue fazer com tanta eficácia.
         Programas desenvolvidos por Associações Esportivas, além de tornarem as crianças mais saudáveis, desenvolver uma série de habilidades motoras, são verdadeiras escolas de cidadania.
Encontro dos Pólos de Basquete

        As Associações da Terceira Idade ou da Melhor Idade, como queiram, propiciam dignidade àqueles que já contribuiram muito para nossa sociedade. E não estou falando somente em bailes e festas que acontecem algumas vezes por ano. Falo também de oficinas diárias que mantém essas pessoas em plena atividade, podendo inclusive, utilizar essa mão de obra “super experiente” para ensinar nossos jovens, nas mais diversas profissões.
        Uma administração municipal inteligente, não pode deixar de avaliar a importância dessas organizações e deve, ao contrário do que acontece hoje, fornecer-lhes os meios para que ampliem suas atividades. Elas podem nos ajudar onde o estado é ineficiente ou extremamente burocrático para levar adiante alguns programas.
         A Nova Jaraguá que está vindo aí, vai olhar para todas essas entidades como um aliado que precisa ser incentivado. Eu, particularmente, estarei (e podem copiar esse texto para me cobrar) à disposição para auxiliar em todos os projetos que forem apresentados.


“Não cabe às ONGs brasileiras acabar com ou pretender substituir o Estado, mas colaborar para a sua democratização.”
Herbert José de Souza, o Betinho