Páginas

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

APÓS 5 ANOS, COMEÇA A OBRA.

          Os moradores da Rua Henrique Sohn, no Czerniewicz, estão vendo uma solicitação de 2008 se concretizar somente agora, no final de 2013.

       Segundo um dos moradores mais antigos, a solução dos problemas nas lajotas e o possível asfaltamento da rua foram alvo de promessas na campanha eleitoral de 2008, mas nenhuma providência concreta havia sido tomada até hoje.




         Após uma obra executada pela Samae em 2007, as lajotas retiradas não foram recolocadas, causando ondulações profundas na rua. Além disso, as bocas de lobo foram colocadas sem a devida preparação do solo, o que ocasionou o afundamento das mesmas, permitindo a entrada de galhos e objetos maiores que acabam por provocar o entupimento das mesmas.

        Ao sermos procurados pelos moradores, informamos da dificuldade imediata de execução de uma obra definitiva, devido às limitações orçamentárias enfrentadas pela Prefeitura. Mesmo assim, enviamos a indicação e estivemos na Secretaria de Obras mostrando as condições dessa via ao secretário Hideraldo Colle que nos atendeu na medida do possível.


         Nessa primeira etapa, as lajotas estão sendo retiradas e, após o nivelamento do solo, serão recolocadas, além da reposição das lajotas que faltavam.
   
         Enquanto esses reparos estão sendo feitos, os moradores estão se mobilizando para colher as assinaturas necessárias para solicitarmos o asfaltamento da via, que pode ser considerado a solução definitiva para os problemas enfrentados até agora.    



         Acredito ser essa, a maneira ideal para resolvermos os problemas da nossa cidade, com a participação de todos. O município não está em condições financeiras para executar todas as obras necessárias, mas está buscando recursos estaduais e federais para isso.

       Enquanto esses recursos não chegam, nos cabe negociar soluções que não exijam grandes recursos, mas que atendam momentaneamente às necessidades da população. 
     
          Ao mesmo tempo, temos que planejar os próximos passos em busca de soluções mais duradouras e isso se faz com o debate e a participação ativa do Legislativo, Executivo e da População.
     
        Cada um fazendo um pouco e também cedendo um pouco, podemos buscar a solução de muitos problemas atuais de nossa cidade.